A reforma ou a construção está caminhando bem e agora vem a escolha do porcelanato. Uma decisão difícil diante de tantas opções que gera dúvidas muito comuns: existem tipos de porcelanato que podem ser usados na casa toda?
Na hora de escolher um porcelanato você deve pensar nas questões estéticas e técnicas como a resistência mecânica, absorção de água, escorregamento, resistência a manchas e inúmeras outras.
Usar o mesmo porcelanato na casa toda implica em ter um ótimo desempenho do produto em um determinado ambiente e um desempenho não tão bom em outro. A diferença no desempenho pode ocorrer até num mesmo ambiente como o banheiro por exemplo. Neste local, a área do box tem maior tendência a escorregamento e manchas do que a área de fora devido ao contato direto com a água e substâncias como shampoo, condicionador, sabonetes.
Abaixo você pode conhecer os tipos de porcelanato
Porcelanato polido
Os porcelanatos com superfície mais lisa são conhecidos como polidos. Após a finalização da massa, as peças recebem um polimento e uma camada protetora. Todo porcelanato polido é extremamente liso e, por isso, este tipo de revestimento é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores e quartos.
Eles podem ser usados em outros ambientes. Mas é importante ressaltar que, principalmente quando entra em contato com água, este porcelanato pode se tornar bastante escorregadio. Se for usá-lo em uma sala que tenha contato com área externas, como um hall de entrada ou áreas próximas da piscina ou do parque, use um capacho para evitar escorregões.
Porcelanato esmaltado
Os porcelanatos esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho (estampa) desejado. A indicação técnica para o seu uso é obtida através da superfície, que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate, e o PEI.
PEI é a resistência do esmalte do porcelanato e só serve para esta tipologia. Quanto maior o PEI mais resistente é o esmalte do porcelanato. Quanto à segurança, é importante ressaltar que os porcelanatos mais brilhantes são os mais escorregadios.
Porcelanato struturato
O porcelanato struturato possui superfície levemente abrasiva. Ele é perfeito para ser usado em áreas úmidas como a sauna, o box do banheiro, garagens e decks.
Porcelanato natural
Este porcelanato é bastante resistente e pouco escorregadio. Por este motivo, pode ser usado em áreas comerciais e residenciais. Ele ainda possui superfície mate, o que traz para os ambientes onde é aplicado maior aconchego e conforto.
Mineral
A Linha Mineral sintetiza o Pantone básico. Atual e urbana, a linha é ideal para compor ambientes de todos os estilos, com diferentes materiais.
Porcelanato acetinado
O porcelanato acetinado possui um leve brilho acetinado em sua superfície.
Porcelanato lapado
Este tipo de porcelanato reproduz o brilho de pedras naturais.
Porcelanato ext
Indicado para áreas externas que tenham frequente contato com água, este tipo de porcelanato possui superfície abrasiva, com efeito antiderrapante.
Independente da superfície do porcelanato é preciso tomar alguns cuidados na hora da limpeza para preservar a durabilidade e a beleza das peças.