Atualmente a presença de veículos automotores nas cidades é bastante evidente, gerando inclusive diversos problemas relacionados a engarrafamentos e à poluição. Porém, esse cenário está posto e, na hora de alugar um imóvel, para aqueles que possuem carro, ter uma garagem pode parecer questão de necessidade.
Abaixo falaremos um pouco das vantagens e desvantagens de um imóvel sem garagem, com questões relacionadas à conscientização, sustentabilidade, preservação ambiental, valorização e desvalorização do valor do imóvel no mercado imobiliário. Acompanhe:
Vantagens e desvantagens
Pensando nas vantagens de uma garagem para o seu carro, um aspecto fica em primeiro lugar: manter a segurança do seu bem. Uma vez que não contamos com uma segurança pública de qualidade, que proteja nossos bens, manter o seu carro trancado dentro de uma garagem aumenta suas garantias.
Além disso, a garagem ajuda a proteger o seu veículo de fenômenos naturais que podem danificá-lo, como o sol, chuvas e ventos fortes, por exemplo. Sob esse aspecto a presença da garagem passa a ser um fator decisivo na hora de alugar o seu imóvel.
A primeira vantagem de um imóvel sem garagem é o valor mais barato do aluguel, afinal, o fato de um imóvel possuir garagem influencia no valor mensal. Além disso, imóveis sem garagem podem ter o espaço que seria utilizado para construção da mesma, direcionado para outras funções, como uma área de lazer por exemplo.
Dentro do contexto sustentabilidade, a crescente degradação ambiental e o aumento da poluição nas nossas cidades, não possuir um veículo pode ser muito benéfico para todos, no fim das contas.
O carro é um dos grandes responsáveis pela poluição do ar em grandes centros urbanos. Seu combustível, na maioria das vezes fóssil, também coopera para a degradação ambiental.
E por falta de planejamento do tráfego e infraestrutura nas maiores cidades, por consequência, o carro se torna necessário para ganhar tempo e conforto. Porém, é preciso sempre refletir sobre a necessidade de possuir um veículo.
Casa sem garagem
Partindo do princípio acima exposto é possível concluir que uma casa que não tenha garagem de fato é mais desvalorizada no mercado em caso de venda deste imóvel. Dificilmente uma pessoa que esteja procurando uma casa para comprar para morar irá se interessar por um imóvel desse tipo se a necessidade dele é de pelo ao menos uma ou duas vagas de garagem. Isto não impede a venda do imóvel mas é mais difícil de vender uma casa nessas condições e o seu valor de mercado tende a ser reduzido.
Quando eu estava procurando casa para comprar, me lembro de uma casa muito bem localizada e que me agradou muito, mais de cara percebi que ela tinha um sério problema que é a falta de garagem. Cheguei a falar com um corretor, mas sinceramente não fui além disso pois ficava completamente inviável pensar em morar em uma residência sem ter a condição de guardar um único automóvel que eu tinha na época.
Modelo europeu
Se você olhar diversas cidades da Europa irá perceber que boa parte das casas não tem garagem e as pessoas deixam o carro nas ruas, isto explica talvez pelo fato de que muitas casas são antigas e construídas em uma época em que não havia automóveis como é hoje. Também não podemos comparar o padrão europeu com o nosso e deixar um carro dormir na rua no Brasil é uma atitude bastante insensata e não é recomendável para ninguém fazer.
Desta forma a conclusão simples direta é que é uma casa que não tenha garagem ou entrada para automóveis certamente não será bem vista pelo mercado e consequentemente poderá ter o seu valor diminuído e também o número de compradores interessados poderá ser bastante reduzido por conta deste problema. É possível sim vender, mas é preciso encontrar a pessoa certa.